Como crescer o Instagram da minha loja de maquiagem

Há uma forte demanda de consumidores conectados à internet e às redes sociais. A procura pelo tema criou circulação de informações por produtos e tutoriais de beleza online, o que favorece principalmente as lojas virtuais que produzem conteúdo informativo. Para Mari Corella, diretora de marketing digital da Al Tayer Group (uma das maiores redes de varejo online dos Emirados Árabes) “este cenário abre boas oportunidades para lojistas de e-commerce criarem conteúdo interessante que os aproximem de seu público”.         

Sites de produtos, blogs, vídeos com tutoriais e redes sociais são os meios de comunicação mais acessados pelo público feminino para se informar sobre beleza.

O DOMÍNIO DIGITAL

O que vem sendo dito desde o primeiro Caderno de Tendências é que todas as facilidades digitais vão integrar a nossa rotina diária: smartphones, apps, tablets, redes sociais etc. E isso também vem se comprovando. O e-commerce atualmente faz parte de todas as estratégias de marketing. A divulgação de marcas e produtos passa pelas redes sociais que, muitas vezes, se tornaram a mídia principal. Os tutoriais sobre aplicação de produtos por exemplo, fazem do YouTube um canal essencial de vendas. Na era digital, todos são comunicadores e podem falar sobre suas experiências, influenciando milhares de consumidores ávidos por informações e opiniões sobre empresas, produtos e marcas. Estar presente no canal online vem se mostrando uma estratégia fundamental para aumentar as vendas e o conhecimento da marca. Com a possibilidade de fazer compras com um clique, o consumidor está, cada vez mais, buscando marcas que estejam disponíveis também nesse canal.

SUGESTÕES PARA CRESCIMENTO DO INSTAGRAM

  • Conheça seu cliente:

Saiba para quem você está vendendo através de ações simples onde você percebe maior interesse do público, como a caixa de perguntas e caixa de sim ou não. Ambos, que o próprio Instagram disponibiliza nos stories.

  • Venda sem vender:

Uma coisa é mostrar o produto, mas seja persuasivo com o cliente como em uma venda presencial na loja física.

  • O cliente não compra o produto, compra a solução:

Se o cliente vai atrás da sua rede social é porque ele está em busca de algo! Saiba converter e solucionar o problema dele no próprio aplicativo através do Direct (onde chegam as mensagens).

  • Crie conteúdos mesclados para não ficar cansativo:

Seja criativo e envolva o cliente na hora de demonstrar o produto ou na legenda do post no feed/stories. Pense em quem você quer atingir e o faça interagir com você, esse é o primeiro passo: a comunicação.

  • Faça stories todos os dias:

Conversar com a sua audiência conecta e gera proximidade. Mostre os bastidores, apresente sua equipe, faça-os participar um pouco do seu dia-a-dia. Abra as portas desse canal de comunicação gigantesco e gratuito!

  • Utilize Apps:

Utilize programas ou apps pagos para aumentar o seu engajamento. O “Grow Social”, poe exemplo, usa a automatização de interações com o propósito de alavancar o seu perfil, além de curtir publicações e seguir perfis de acordo com os diversos filtros disponíveis – hashtags, outros perfis semelhantes, gênero e até localização – o Grow  Social envia mensagens automáticas para seguidores novos. Os resultados são mostrados através de um relatório e, além disso, permite agendar suas próprias publicações.

  • Aproveite as datas especiais e as oportunidades que surgem:

O calendário comercial é um grande aliado nas vendas, já que nessas ocasiões o cliente presenteia mais pela emoção do que pela razão. Nós disponibilizamos para os filiados makeup Pro um calendário anual com diversas sugestões de ações para todas as datas mais importantes!

  • Envolva seu cliente potencial:

Selecione 10 clientes que possuem cerca de 5.000 seguidores para divulgar seu produto. Faça-o sentir especial, pense na hora de recebê-lo na loja, reserve um espaço para que ele fique mais a vontade fazendo os stories sobre os produtos, dê um mimo de presente como agradecimento. Muitas lojas de roupas fazem os famosos “Provadores”, você pode adaptar para o seu tipo de negócio. Ao contrário da influencer, a cliente transmite proximidade com seu público.

  • Faça parceria com maquiadores:

Aos olhos  do cliente, o maquiador é autoridade no assunto. Ao escolher a dedo o profissional que irá fazer a produção, o cliente também gosta de receber referências de produtos e locais onde o maquiador faz suas compras com o produto que a deixou tão perfeita!

  • CTA (Call to action):

A famosa “Chamada para ação” pode ser feita de diversas formas. Ela é um dos fechamentos do processo de venda: Clique aqui para comprar, link na Bio, arraste pra cima, ligue agora…

Exemplo do CTA na prática

 

DICAS BÔNUS

  • Além de vender você tem que criar uma conexão, um vínculo com cliente para sua marca/loja. Então, faça stories ensinando algo sobre maquiagem. Dica: abra uma caixa de perguntas e peça que deixem suas dúvidas.
  • Crie uma storyline (um carrossel de stories) que prenda. É legal mostrar os produtos novos chegando e aquele que sai mais rápido, brincar com o cliente como “estou avisando que chegou, então corre antes que acabe porque sei que vocês amam esse produtinho.’’
  • Seja o melhor amigo do seu cliente e ele será o seu, se você conversar com ele como se você estivesse falando com um grande amigo ele se sentira acolhido e querido.
  • Cuide do ambiente da sua loja: limpeza, organização, vestimenta e asseio dos funcionários. Mas não esqueça do mais importante: prezar sempre por uma atmosfera agradável, receptiva e com muita alegria!

Esperamos que essas dicas ajudem você e sua equipe. Boas vendas!

Equipe Makeup pro!

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